Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 31 de março de 2005

A História pré-JP, volume 1: Estrela da Saúde em 2003

Fala povo,

Já que é tudo novidade, temos mais uma (só uma por enquanto) para vocês!! Devido a uma série de motivos, dentre os quais podemos destacar a pouca quantidade de visitas (menor que no JOGOS), o número nulo de comentários, a complicação que é o acesso aos posts para a maioria do Clube, e para tornar o JOGOS PERDIDOS mais dinâmico ainda, como já estamos com a mão na massa das mudanças, resolvemos descontinuar o blog HISTÓRIAS DO FUTEBOL.

Tudo porque acreditamos que vários posts bem legais que já foram publicados por lá não foram vistos por muita gente. Ou pelo menos, pelo tanto de pessoas que nos visitou lá no JOGOS PERDIDOS, fase BigBlogger (e que poderá nos visitar agora por aqui).

Mas isso não significa que vamos parar de postar a história do Clube, pelo contrário. As já famosas séries CONTOS DO FUTEBOL, HISTÓRIAS PELO BRASIL, MEMORABILIA FROM ANISIO MUSEUM e IMAGENS HISTÓRICAS estarão por aqui, todas nos períodos em que o Clube não tiver nada para assistir por aí.

Por isso, para inaugurar essa 'nova fase', vamos começar a publicar aqui no JOGOS PERDIDOS, os primeiros posts Históricos do nosso querido blog irmão que parte dessa para melhor, mas por uma boa causa. Mesmo assim, deixando saudade. Depois digam o que acharam:


Olá

Ainda não ficou prontinha a história toda. Mas, para não ficar sem graça e sem movimento aqui o blog, posto aqui uma fotinho fantástica, da grande equipe do Estrela da Saúde FC.


Escudo do Estrela da Saúda na entrada do clube. Foto: Fernando Martinez. [150411]

Para quem não sabe, ele jogou vários campeonatos de acesso até os anos 60, quando se tornou amador novamente. Ainda tenho a esperança de vê-los jogando um campeonato profissional, mas acho difícil. Apesar da parceria que eles têm com o São Paulo, o próprio SPFC não tem NENHUM interesse de profissionalizar o time..

Eu e o Mílton já tivemos acesso ao contrato assinado, e não tem a menor chance de isso acontecer, pena, pena mesmo


Estrela da Saúde FC - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.

Hoje em dia ele disputa a Copa Kaiser, essa foto foi tirada em dezembro de 2003, e foi um jogo no campo deles mesmo. Por sinal, uma bela área verde. Bom, aproveitando, vai mais duas fotos, agora do jogo em si:


Ataque do Estrela da Saúde no jogo contra o Renegados. Foto: Fernando Martinez.


Chutaço de fora da área para os donos da casa. Foto: Fernando Martinez. [150411]

Ah, o jogo foi 2 a 0 pro Estrela, e a outra equipe era o Renegados.

É isso, por hoje é só p-p-p-pessoal!

Fernando

terça-feira, 29 de março de 2005

Amistoso no Parque São Jorge: Corinthians x Japão

Olá pessoal!

Hoje eu pretendia fazer um "post" super animado e trazer para vocês um dos especiais do ano. Porém, o meu sentimento é de indignação. Bom, tudo começou com uma notícia meio obscura na Net de que a Seleção Japonesa sub-20 estava no Brasil fazendo amistosos. Duvidando da notícia fui no sítio da Federação Japonesa e estava lá a programação de jogos. Para ontem, o amistoso anunciado era contra o Corinthians, no Parque São Jorge. Então, passei a manhã inteira de segunda-feira ligando para o clube para confirmar. Pra variar ninguém sabia de nada. Como o nosso lema é nunca desistir, continuei ligando, até que consegui a informação. Confirmado! Corinthians x Japão, na Fazendinha, às 15:30, só que com portões fechados.

Porém, isso não é empecilho para o clube, próximo a hora do jogo fui pra lá e com nossas famosas, entretanto secretas artimanhas, consegui entrar. Apesar do anúncio no site da Federação ser de amistoso, ainda me pairava a dúvida de que poderia ser um jogo-treino, que não é válido para as estatísticas do nosso Clube.

Cheguei por lá pelas 15:00 horas e a seleção japonesa já estava aquecendo. Porém nada do Corinthians. O japoneses voltaram pro vestiário e às 15:30 em ponto eles estraram em campo, devidamente uniformizados. Alguns minutos depois entrou a equipe do Corinthians, tranqüilamente para iniciar o aquecimento. Os japoneses meio sem entender ficaram lá parados, em campo, aguardando a vontade do Corinthians.


Seleção japonesa aguardando a vontade corintiana. Foto: Emerson Ortunho.

Quando já era quase 4 horas, o Corinthians resolveu jogar, e pra meu desespero com uniforme de treino. Como o Corinthians sequer contratou um trio de arbitragem, um membro da comissão técnica se dirigiu até o meio de campo para apitar. Então o capitão da seleção japonesa se dirigiu ao centro do campo com uma flâmula para trocar com o capitão corintiano. Bom, o Corinthians não tinha flâmula para trocar e sequer capitão destinado para a partida. Depois de algum tempo esperando, um jogador do Corinthians foi e pegou a flâmula do japonês. Em tempo, pelo Corinthians participaram os jogadores que não jogaram a última partida pelo paulistão. Entre eles, Anderson, Coelho, Elton, Wendel e Jô.

Mesmo tendo ficado "p." da vida por causa do Corinthians ter encarado a partida como jogo-treino, não acho que eles tinham obrigação de fazer um amistoso oficial contra o Japão, mas eles tinham que no mínimo ter avisado a seleção japonesa e principalmente, respeitado os horários e no mínimo retribuído as gentilezas oferecidas pelos japoneses. Tinha muita mídia japonesa presente e o Corinthians perdeu uma grande oportunidade de sair bem na fita no exterior. Depois reclamam que o time tem nome fraco lá fora e reclamam também da fama de ser um time sem classe, time ralé. Fazer o quê? O jogo foi 1 a 1, segue foto da partida:


Corinthians (treino) 1 x 1 Japão (sub-20). Foto: Emerson Ortunho.

Segue foto do grande Passarella e seu "cigarrillo" assistindo seus pupilos:


Daniel Passarella no jogo-treino do Corinthians. Foto: Emerson Ortunho.

Foi isso, não valeu para os anais do CLUBE, mas até que pra uma segunda-feira foi divertido, e pude exercitar maneiras alternativas de entrar no Parque São Jorge em casos de portões fechados. Ainda indignado com a falta de respeito aos simpáticos japoneses deixo um abraço a todos!

Emerson

segunda-feira, 28 de março de 2005

Sábado de Aleluia no JP

Opa,

Agora já devidamente atualizados e sincronizados com o blog antigo e o novo, posto aqui a epopéia do Sábado de Aleluia. Sábado foi um dia com um dos famosos dilemas do JP: ou assistir ao fantástico jogo em campo neutro entre Matonense e Guaratinguetá ou vou na Javari, o templo do futebol, e assistir um jogo entre dois dos melhores times do grupo e de quebra, ver a camisa linda do Taubaté? Bom, acabei indo para a Javari, e o outro jogo já foi devidamente relatado pelo Emerson.

Antes de qualquer coisa, a camisa do taubaté é um show à parte, linda e que nos leva a épocas gloriosas da equipe do Vale do Paraíba. Nota 10 para quem teve a maravilhosa idéia de voltar com esse uniforme.


Detalhe do glorioso uniforme do EC Taubaté. Foto: Fernando Martinez.

O jogo não foi grande coisa taticamente. O Juventus, para falar a verdade, teve 3 chances de gol durante o jogo inteiro. Já o Taubaté até teve mais chances, inclusive com uma bola na trave no final do segundo tempo, mas nada que assustasse a torcida juventina. O gol do Moleque foi anotado pelo jogador Émerson, de pênalti aos 30 minutos do primeiro tempo. Eu estava pendurado na grade para tirar uma foto, no mínimo, decente para o blog, e acho que consegui:


Émerson marca o gol da vitória juventina contra o Taubaté, de pênalti. Foto: Fernando Martinez.

Final da partida, 1 a 0 para o Juventus, e a vice-liderança do grupo 2 na Série A2 garantida. No próximo domingo estaremos em Guarulhos, para mais uma aventura grená.


Escanteio para o Juventus no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.

Agora sou obrigado a postar um detalhe do grande Estádio Conde Rodolfo Crespi aqui no blog. Todos que já foram lá alguma vez, já notaram o grande placar eletrônico que a Rua Javari possui, tecnologia de ponta, e que acredito seja a melhor do Brasil. Publico uma foto de tal placar, com sua modernidade ímpar instalada:


Placar eletrônico da Rua Javari. Foto: Fernando Martinez.

Notem o tiozinho que troca o Placar na janelinha do lado esquerdo da foto Antes não tinha isso, e o cara tinha que ficar fora do placar, e quando saísse gol, entrar lá todo animado, para trocar o número, e depois voltar para seu posto na arquibancada, GENIAL!. Eles não tem nem o esquema de colocar a plaquinha com o nome do time visitante por lá.

E na seção Celebridade, a foto oficial da turma que esteve lá no sábado:


Na ordem, começando da esquerda para a direita: Alísia e Rodrigo, torcedores do Garça FC; Mílton, com sua jaqueta do mal. Jurandyr, mais preocupado com o casório; Sérgio, a lenda; Jorge Múcio (abaixo), o muso da Javari; Édson Natali, o homem do segundo tempo e o Alfredo, com sua camisa da Euroexport. E abaixo deles, o grande Maurício de Nassau, desde os tempos da escola, figura carimbada na Javari, e o André, sempre presente por lá. Foto: Fernando Martinez.

Como o Clube não pode parar depois da epopéia juventina, eu e o Mílton desafiamos a natureza e fomos ao Anacleto Campanella, acompanhar um jogo que não valia nada, mas contava com a nossa presença: São Caetano e Sorocaba.

Garoa forte, vento gelado e bastante frio. Esse era o panorama do tempo. Só doido tem o VERDADEIRO dom de estar no estádio assim, e ainda por cima na arquibancada descoberta, só para economizar 3 reais (!!!) (é, a situação tá difícil). Aqui está o registro da cara de ânimo dos dois:


Mílton, feliz da vida, com o jogo de fundo e eu, tomando chuva e com frio, mas curtindo a partida. Fotos: Fernando Martinez e Mílton Haddad.

O jogo em si valeu a pena sim. Boa movimentação, grandes gols, inúmeras chances perdidas pelo São Caetano, e a maior defesa que vi num estádio: Aconteceu no segundo tempo, e o goleiro Wílson Júnior defendeu duas cabeçadas em sequência, à queima roupa, e numa delas ele estava caído. Fantástico! Final de jogo, 3 a 0 merecido para o São Caetano e o Sorocaba quase na A2.


Lance do primeiro tempo da partida. Foto: Fernando Martinez.



Entardecer em São Caetano do Sul. Foto: Fernando Martinez. [150411]

Foi isso, dois jogos, bastante frio e esperança de mais jogos legais durante a semana. Logo mais tem mais!

Abraços

Fernando

domingo, 27 de março de 2005

Paulista Série A2: Matonense 4-2 Guaratinguetá

Buenas!

Sabadão, eu e David fomos assistir a um jogo completamente perdido: Matonense x Guaratinguetá, no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo. O jogo foi transferido para a capital paulista porque o estádio da Matonense foi interditado. Assim que eu vi na tabela, não tive dúvida, estaria lá de qualquer maneira.

Pra vocês terem a noção de como o público procurou esta partida, eu e o David chegamos uns 20 minutos antes do início e ainda compramos os ingressos 1 e 2. Fantástico, não?


Ingressos 00001 e 00002 do jogo Matonense x Guaratinguetá.

Como tava tudo tranqüilo por lá, fui falar com o fiscal da Federação pra ver se eu conseguiria umas fotos dos times posados (fixação do CLUBE). O cara muito gente fina chamou os presidentes das equipes que concordaram numa boa. Então, seguem exclusivíssimas fotos das equipes posadas.


SE Matonense - Matão / SP. Foto: Emerson Ortunho.


Guaratinguetá EC - Guaratinguetá / SP. Foto Emerson Ortunho.

Vamos ao jogo: o Guaratinguetá começou massacrando a Matonense e tudo indicava que o time de Matão sofreria mais uma goleada, tamanho o domínio do Guará. Assim, o Guarantiguetá saiu na frente, mas após o gol, estranhamente resolveu recuar a equipe. A Matonense então começou a equilibrar a partida, chegou ao empate, sofreu outro gol e empatou de novo. E foi só pelo primeiro tempo.

Na segunda etapa a Matonense foi muito melhor, fez dois gols e ainda perdeu um penalti. Final: Matonense 4 x 2 Guarantinguetá, primeira vitória da equipe no campeonato e agora somando -3 pontos na tabela. Será que agora vai? Segue uma foto da partida:


Ataque da Matonense no segundo tempo. Foto: Emerson Ortunho.

A partida teve a participação de duas mulheres na arbitragem, segue uma foto:


Árbitra ao centro. Foto: Emerson Ortunho.

Olha! Valeu a pena essa partida, perdemos o Juventus na Javari, mas vimos um fantástico Jogo Perdido.

Abraços!

Emerson

quinta-feira, 24 de março de 2005

Paulista Série A3: Palmeiras B 3-1 São José

Aê turma!

Hoje grande parte do clube foi assistir a um joguinho bem perdido. Palmeiras B 3 x 1 São José, às 11:00 da manhã, em pleno dia de batente. Estiveram presentes no Parque Antártica: eu; o Jandir; o Victor; o David, que por circunstâncias subliminares só conseguiu nos encontrar no final da partida; o amigo Rafael, que pela primeira vez pode escutar algumas histórias do clube; e o grande The Watcher, membro honorário do clube, que estava estranhamente preocupado com os rumos do mercado financeiro.

O joguinho até que foi bom, o Palmeiras pressionou até marcar o primeiro gol, depois diminuiu um pouco o ritmo. No segundo tempo, quando o São José estava tentando sair um pouco para o jogo, o Palmeiras B, liqüidou a partida nos contra-ataques. Final, 3 a 1 para o Palestra, que segue liderando seu grupo no campeonato. Segue foto da partida:


Lance de ataque do Palmeiras B no segundo tempo. Foto: Emerson Ortunho.


Instantâneo de Palmeiras B x São José. Foto: The Watcher.

Se continuar nessa toada, o Palmeiras B é sério candidato ao acesso para série A2, mas vai ter que torcer para a equipe principal não cair (he he!). É que a briga pelo rebaixamento está acirrada na série A1, e com o sucesso do Jogos Perdidos, está todo mundo querendo ser rebaixado para aparecer no Blogue, vide os resultados da última rodada do Paulistão. Outra foto do jogo:


Ataque do São José no segundo tempo. Foto: Emerson Ortunho.


Saída de bola. Foto: The Watcher.

Particularmente gosto muito dessa história de time B, apesar de existir uma ala no clube que é contra. Alguns acham que as equipes grandes deviam fazer parcerias com outras equipes e não criarem equipes B's. Como está fazendo o Corinthians com o Mauaense e o Boca Juniors faz com o Lugano.

Eu, já prefiro os times B's e fiquei feliz com a criação do Internacional B, disputando seu primeiro gauchão e do Figueirense B, indo para o seu segundo catarinense. Acho que tem que exisitr as duas coisas, parcerias com outras equipes e as próprias equipes B's.

Valeu turma, e sábado promete ser um dia agitado, o clube deve se dividir para trazer algumas surpresas.

Abraços!

Emerson

Paulista Série A1: Portuguesa 1-2 Portuguesa Santista

Fala cambada!

Ontem tivemos mais uma rodada de sofrimento e agonia no Clube. Mais uma vez fomos sofrer um pouquinho no Canindé, assistindo um time à beira da agonia, a grande Associação Portuguesa de Desportos. Achávamos que depois das duas vitórias lusas fora de casa, teríamos uma trinca de vitória, mas, mais uma vez, passamos raiva em terreno lusitano.

Eu, o Jandir, o David e o Orlando fomos escalados para tal agonia. Com um público razoável (mais ou menos 2000 pessoas) a Lusa perdeu de novo.


Lance do primeiro tempo. Escanteio para a Portuguesa de SP. Foto. Fernando Martinez.

O jogo começou bem para a Portuguesa, tomava conta do jogo, até chegar ao 1 a 0. Depois disso, passando a sofrer da 'Síndrome de Juventus', parou completamente de atacar, permitindo a reação da Lusa Santista, que chegou ao empate ainda no primeiro tempo.

No segundo foi melhor ainda, a Portuguesa Santista teve 1 contra-ataque e 1 chute ao gol. Resultado: 2 a 1, e a virada consumada, enquanto a Portuguesa teve pelo menos 14 chutes na direção do gol. Mas todos para fora, sem levar perigo algum. Então tivemos mais uma derrota Portuguesa e mais uma rodada na zona de rebaixamento.


Lance na área da Santista no segundo tempo de jogo. Foto: Fernando Martinez.

Não vale nem a pena mais falar nada sobre o jogo, então comento sobre a volta ao Canindé do maior torcedor luso de todos os tempos: Sardinha! Figuraça, totalmente colérico, não vê o jogo, só xinga e diz palavras sem nexo, ou seja, um doente completo...rs. Algumas imagens de tal figura:


ANTES; Feliz com o gol luso, e DEPOIS de tomar a virada, completamente alterado, xingando os amigos torcedores. Fotos: Fernando Martinez.

Faltou a foto dos três amigos que foram comigo, mas não consegui postar, depois eu arrumo. Por ora é só, hoje o Emerson teve mais uma rodada, que eu não participei, então depois ele posta por aqui!

Abraços

Fernando

segunda-feira, 21 de março de 2005

Paulista Série A3: Mauaense 1-1 Itararé

Olá!

Bom, como a Federação está fazendo o favor de não intercalar os jogos do Nacional e Juventus na tabela, tivemos um fim-de-semana bem fraquinho em Sampa. Tanto que a turma tava tentando sumir daqui. O Orlando escapou pelo interiozão, e o Fernando até então, eu acreditava ter ido para Curitiba. Porém, descobri agora que a viagem miou. Se eu bem conheço a figura, ele deve estar fulo da vida, mas não faltarão outras opurtunidades...

Como não dá pra ficar sem futebol, fomos no sábado de manhã para Mauá, assitir Mauaense 1 x 1 Itararé. Participaram da empreitada, eu o Milton e o Jurandyr, que está vivendo o dilema: 'existe vida sem assistir 200 jogos por ano?'.

O jogo foi bem fraquinho, e o Mauaense mesmo após a parceria com o Corinthians e a chegada de alguns jogadores e técnico enviados pelo timão, continua sendo sério candidato ao rebaixamento.

Porém, a turma de Mauá, mesmo meio perdida em campo, conseguiu sair na frente. O que deveria animar a equipe da casa, teve o efeito contrário. A Itararé começou a jogar melhor, empantou e podia ter até virado a partida. Se bem que o gol da Itararé foi meio mandraque, a gente achou que a bola não entrou, e olha que estávamos em um ângulo bom.

Foi isso, da minha parte, um fim de semana maneirinho. Em tempo, precisamos torturar o David, o cara promoveu alguns especiais do ano nos últimos finais de semana, e quase ninguém ficou sabendo. Vamos tentar extrair as informações do figura e divulgaremos para o grande público. Segue uma foto da partida, só para identificação, Mauaense de camisa azul e calção branco:


Jogador do Itararé armando chute que pegou no travessão. Foto: Emerson Ortunho.

Durante a partida o Milton e o Jurandyr estavam dizendo que não gostam de aparecer em fotos. Como eu sou muuuiiito amigo deles, nada melhor que registrar esse momento. Olhe a empolgação destes baluartes do Clube:


Milton e Jurandyr 'vibrando' em Mauá. Foto: Emerson Ortunho.

Abraços!

Emerson

Rodada dupla em Olímpia e Mirassol

Olá rapaziada,

Nesse fim de semana percorri mais 1000 Kms. Estive em Olímpia e Mirassol. Assisti aos jogos Olímpia x Bandeirante no Estádio Teresa Breda (um dos poucos com nome feminino) e Mirassol x Sertãozinho no Estádio José Maria de Campos Maia, ambos pelo Campeonato Paulista da Série A2.

Com esses 2 jogos completei 30 times vistos em 2005 "in loco". Tenho como objetivo ver todos os times do A2 e A3 em 2005. Faltam apenas 9 times e eu vou atrás deles aonde quer que seja. Após ver os 9 faltantes, vou começar a "perseguir" os 40 times da Segunda Divisão (Série B), cujo Campeonato vai ter início em 10/04.

OLÍMPIA 2 x 2 BANDEIRANTE

O jogo começou bem movimentado, com a torcida do Olímpia fazendo muito barulho e com isso o time foi "pra frente", porém o Bandeirante era um time mais ajustado e tocava bem a bola. Com isso conseguiu fazer 2 belos gols, com jogadas bem trabalhadas, uma pelo meio da intermediária e outra pela ponta esquerda. O Olímpia conseguiu seu primeiro gol, após acreditar numa jogada dada como perdida e em seguida o BEC teve um jogador expulso ao final do primeiro tempo.

No segundo tempo a "coisa" continuou do mesmo jeito, com o Olímpia dominado e o BEC só tocando e contra atacando. O empate aconteceu após uma cobrança de falta, com leve desvio de cabeça. O BEC terminou o jogo com 9 homens e mesmo assim não foi derrotado. Esse time completo deve ser um dos finalistas. Foi um jogo agradável de ver e o empate foi justo.


Times alinhados para o início da partida. Foto: Cris Maschio.

MIRASSOL 1 x 1 SERTÃOZINHO

Esse jogo também foi muito legal de se assistir. Como sempre o time da casa vai para o "abafa" em velocidade e em geral não acontece nada e mais uma vez foi o que aconteceu. O Mirassol correu, dominou, mas quem marcou primeiro foi o Sertãozinho, aproveitando um rebote de escanteio. O Mirassol teve o mérito de empatar logo, com uma cabeçada aproveitanto também um escanteio.

No segundo tempo o jogo caiu muito e não teve muita emoção. O Mirassol atacava sem perigo e o Sertãozinho só "cozinhou o galo". Final 1 a 1 justo.


Mirassol (de branco) se defende de um ataque do Sertãozinho. Foto: Cris Maschio.

Abraços!

Orlando

quinta-feira, 17 de março de 2005

Copa do Brasil: São Caetano 1-1 Treze/PB

Bem, amigos!

Ontem estivemos presentes no vazio Anacleto Campanella para acompanhar uma rodada interessante da Copa do Brasil. Tudo para assistir a partida entre São Caetano e Treze de Campina Grande.

Tivemos o retorno do estressado Jurandyr, em trajes profissionais e muito nervoso com a vida. Junto comigo e com o Mílton assistimos a invasão dos amiguinhos paraibanos em tal local. Eles eram a maioria da torcida, o que não é difícil, porque os públicos do São Caetano são risíveis. Péssimo para o clube, ótimo para nós, que adoramos locais tão tranqüilos assim.


Lance do primeiro tempo da partida. Escanteio para o Treze. Foto: Fernando Martinez.

O jogo foi bem sem-vergonha, com o São Caetano jogando uma partidinha bem meia-boca, e não fazendo nada para merecer a classificação. Embora o time do Treze também tenha vindo só para se defender e bater nos jogadores do Azulão. Nessa, o primeiro tempo virou 0 a 0.

No segundo o São Caetano voltou um pouco melhor, e fez 1 a 0 aos 13 minutos com o Marcinho, mas perdeu duas chances claras de gol, que vieram fazer falta no final. Num contra-ataque, e numa grande bobeira da zaga e do goleiro Sílvio Luiz, o Treze empatou, sacramentando a zebra no Anacleto: Treze classificado para a 3ª fase!


Gol de pênalti do São Caetano, marcado por Marcinho. Foto: Fernando Martinez.

É isso, o Clube perdeu mais um joguinho de quarta-feira, mas tudo bem, as próximas 4 quartas-feiras estão reservadas para jogos fantásticos. aguardem a nova série do JOGOS PERDIDOS: 'Quatro Quartas Fantásticas' !

Boas novas estão por aí, nos aguardem!

Abraços

Fernando

terça-feira, 15 de março de 2005

Fútbol Argentino, volume II: Lugano/Yupanqui/Huracán

Buenas!

Já fazia tempo que eu tava devendo a continuação da série sobre minha viagem à Argentina. Vou seguir aquela linha meio guia informativo, que a turma gostou bastante. No primeiro dia de peregrinação, o bairro escolhido foi a Villa Lugano, por ser um dos locais mais distantes do centro, aonde eu estava hospedado. Lá, eu fui rever o Lugano e conhecer o Yupanqui.

Peguei meus guias e saí à luta. Quando eu fui para esse bairro, há uns dez anos atrás, eu fui de trem, então decidi fazer o mesmo caminho, porém eu não lembrava mais qual trem tomar. Fui então perguntar a um policial. Bom, o cara simplesmente se desesperou quando eu disse que queria ir para a Villa Lugano. Uma mulher que estava perto, na hora entrou na conversa e também disse para eu desistir de ir para Lugano. Eles diziam que era muito perigoso e eu não deveria ir, não querendo sequer ensinar o caminho.

Com muita insistência, a guarda disse que me indicaria o caminho, contanto que eu desistisse de ir de trem e fosse de ônibus. Concordei com ele e peguei o número do busão.

Após aproximadamente uma hora de viagem, cheguei na Villa Lugano. Lugar tranqüilo, gente humilde, casas simples. Confesso que não vi nada que justificasse o desespero do guarda e da mulher. Logo comecei a sacar que o pessoal lá está meio assustado com a crescente criminalidade. O Orlando me contou que em uma de suas viagens à Argentina, um taxista fez ele desistir de ir a um jogo do Nueva Chicago, tamanho o terrorismo que o cara fez. Essa gente não conhece o Rio de Janeiro...

Vamos ao que interessa: primeiramente fui à sede do Lugano que fica exatamente ao lado da Estação de trem Villa Lugano. Não tirei foto da fachada porque não tinha nenhuma identificação do clube. Fui muito bem recebido e visitei toda a sede social, junto com um diretor e o técnico da equipe.


CA Lugano - Villa Lugano - Buenos Aires - Argentina. Fonte: www.limites.zip.net

O Club Atlético Lugano foi fundado em 18/11/1915 e disputa hoje a Primeira D do torneio metropolitano, correspondente a quinta divisão argentina. O departamento de futebol é mantido pelo Boca Juniors e todos os jogadores e comissão técnica pertecem as categorias de base do Boca. São utilizados principalmente os jogadores que já estouraram a idade de juniores.

Após conhecer a sede, fui visitar o estádio do Lugano, que fica um pouquinho mais distante, mas bem fácil chegar. É só pegar o trem e andar acho que três estações, até a Estação Tapiales. Da estação você já vê o estádio. Para chegar até a porta do estádio o caminho é fantástico, você tem que cruzar as linhas de trem passando entre alguns vagões abandonados. As ruas que cercam o estádio são todas de terra, num cenário altamente bucólico.


Fachada do Estádio Lugano. Foto: Emerson Ortunho.

Olha que genial os cavalos pastando e a arquibancada:


Arquibancada oposta do Estádio Lugano. Foto: Emerson Ortunho.

Agora veja a arquibancada principal do Estádio, nunca vi no Brasil um estádio tão tosqueira, mas como a gente gosta é disso mesmo, eu estava me deleitando.


Arquibancada principal do Estádio Lugano. Foto: Emerson Ortunho.

Fiz questão de fotograr essas cadeiras de madeira, que acho que são usadas pelos convidados especiais durante a partida (he he!).


"Cadeiras" do Estádio Lugano. Foto: Emerson Ortunho.

Dando seqüência a aventura, voltei de trem à Villa Lugano para visitar a sede do Club Social y Deportivo Yupanqui. Fundado em 12/10/1935, o clube não possui estádio próprio e manda seus jogos no estádio do Deportivo Riestra (vocês verão fotos desse estádio quando eu falar dessa equipe). No sítio da AFA aparece um endereço de estádio, mas é hoje um estacionamento. O Yupanqui luta na justiça para recuperar o terreno.


CS y D Yupanqui - Villa Lugano - Buenos Aires - Argentina. Fonte: www.limites.zip.net

O nome da equipe é de origem inca e a pronúncia correta é [Djupanqui]. O Yupanqui disputa a mesma divisão do Lugano, porém é um dos clubes mais conhecidos da Argentina. Tudo por causa de sua torcida organizada, que é formada por nada menos que cinco pessoas. Esses torcedores vão a todos os jogos do clube dentro de um Fitito, que é o apelido do FIAT 600, um carro que é antecessor do FIAT 147, porém menor e menos potente.

Esses torcedores e a equipe ficaram conhecidos nacionalmente porque eles protagonizaram uma bem humorada propaganda da Coca-Cola, que caiu no gosto do povo. Já faz um tempo que a propaganda saiu do ar, mas ninguém na Argentina esquece.

Segue uma foto da fachada da sede social, onde também fui muito bem recebido, conseguindo inclusive uma linda camisa:


Fachada do CS y D Yupanqui - Villa Lugano - Buenos Aires - Argentina. Foto: Emerson Ortunho.

Resolvi então voltar de trem para espantar de vez a uruca colocada pelo guarda e pela mulher. Não é nenhum metrô, e é até meio podrera, mas foi tudo tranqüilo. E ainda tive o prazer de relembrar da fantástica estação Buenos Aires e rever, na minha opinião, o mais bonito estádio da Argentina, o do Club Atlético Huracán. Olhem que genial essa estação, é feita em madeira:


Fachada da estação de trem Buenos Aires. Foto: Emerson Ortunho.

O Club Atlético Huracán, de Buenos Aires, foi fundado em 01/11/1908 e disputa hoje a Divisão B Nacional, correspondente a segunda divisão. Não confundir com o Huracán do partido de Tres Arroyos, que está hoje na primeira divisão. O Huracán é um time muito tradicional e segundo apurei por lá, sua torcida é maior que a do Velez, por exemplo. Não tive como checar essa informação, mas das seis pessoas que trabalhavam na recepção do hotel em que eu estava hospedado, duas torciam para o Huracán, duas para o Boca, uma para o River e uma para o San Lorenzo. E levando em conta também o tamanho do estádio, dá pra acreditar na informação.


CA Huracán - Parque Patricios - Buenos Aires - Argentina. Fonte: Site Oficial do Clube - www.clubahuracan.com.ar

O estádio do Huracán fica pertinho da estação e é simplismente magnífico:


Estádio Tomás Adolfo Ducó (Palácio), do Club Atlético Huracán. Foto: Emerson Ortunho.

Segue outra foto do estádio:


Fachada do Estádio Tomás Adolfo Ducó. Foto: Emerson Ortunho.

Bom gente, esse foi meu primeiro dia de passeio. Para alguns uma loucura sem fundamento, para outros um dia inesquecível. Eu confesso que retornei ao hotel muito feliz. Ver paisagens diferentes; gente diferente; cultura diferente; futebol diferente, foi genial.

Abraços e aguardem o volume III da série, com o segundo dia de visitas.

Emerson

segunda-feira, 14 de março de 2005

Rodada tripla com Javari, São Caetano e Guarulhos

Fala povo!

Mais um final de semana, mais uma rodada do Clube. O Orlando já foi em jogos geniais, e publicarei as fotos ainda hoje, a outra ala do Clube fez outro caminho, indo em jogos diferentes, mais não menos interessantes.

Sábado o fim de semana teve início com o grande confronto entre Juventus e Bragantino na arena da tradição, a Rua Javari. Mesmo sem a presença do Jandir, resolvendo coisinhas para o casório, estivemos por lá. Do Clube mesmo, só eu e o Emerson, mais com a presença sempre magnânima do Alfredo, do Sérgio Manjuillo e do Lupércio 'Saraiva'. (Vale o registro que encontramos pela primeira vez, o Luiz F. Bindi, gente finíssima, dono do maior blog de escudinhos do Brasil, o http://www.limites.zip.net/. E também o Rafael, que trampa na Gazeta Esportiva.net e torce para Lusa e curte o Juventus, só alegrias)

Eu iria no Nacional, no último momento que decidi ir na Javari, em virtude do jogo ser televisionado para todo o Brasil. Não me arrependi em nada, por causa do belo uniforme da equipe de Bragança Paulista. Fiz o favor de tirar uma fotinho dele para todos os loucos por uniformes por aí:


Nova camisa do Braga. Foto: Fernando Martinez.

O jogo em si começou de uma forma arrasadora para o Juventus, fez 2 a 0 rapidinho. E como nada para o Juventus é fácil, no começo do segundo tempo, eles tiveram um jogador expulso, e o Bragantino tomou conta do jogo, e não empatou porque perdeu várias chances também (o Juventus não atacou no 2º tempo). Final da partida, 2 a 1 para os 'Atomic Grapes'.


Falta para o Juventus e grande movimentação dentro da área. Foto: Fernando Martinez.


Lance do segundo gol juventino. Drible no goleiro e bola no fundo do gol. Foto: Fernando Martinez.


Lance do segundo tempo. Foto: Fernando Martinez. [150411]

Grande alegria, mais uma vitória juventina e vice-liderança na A2. Espero que esse ano seja melhor do que o ano passado. Agora uma fotinho, aliás duas: A primeira uma foto do Émerson com o amigo Rafael, e a segunda de um tiozinho qualquer, na hora em que ele adentrava tal recinto, notem que ele dita moda na Javari.


Emerson e Rafael 'lusitano'. Foto: Fernando Martinez.


A torcida 'embriagada' de emoção... Essa moda ainda pega. À direita o grande mito Mena, o "Pai do Piranha". Fotos: Fernando Martinez.

Saindo da Javari, na correria, o Emerson deu uma caroninha básica até São Caetano, aonde o piloto da missão do Clube foi trocado: Sai Emerson, entra Mílton. E com ele, fomos curtir um belo entardecer em São Caetano, aonde a equipe local enfrentou a Inter de Limeira.

Ótimo jogo, com a Inter surpreendendo e fazendo 2 a 0 em dois penais que ficaram estranhos no estádio, mas depois vi que foram mesmo. No segundo tempo o São Caetano teve chance de ganhar de goleada, mas não transformou todo esse domínio em gols, mesmo assim conseguindo empatar o jogo. Final da contenda: 2 a 2. A Inter não tem um time tão ruim para estar perto do rebaixamento, jogou bem a partida. Ah, Minha máquina ficou sem bateria e não consegui NENHUMA foto dos 3 penais da partida, mas vai a única que registrei.


Lance do primeiro tempo da partida. Foto: Fernando Martinez.

Ontem mais uma rodadinha, comigo e o Emerson indo se bronzear no calor escaldante de Guarulhos, no Estádio Antônio Soares de Oliveira. Mais uma derrota do Flamengo, e a oitava vitória seguida do São Bento.


Falta para o Flamengo, no segundo tempo da partida. Foto: Fernando Martinez.

O jogo foi equilibrado, o gol do São Bento saiu numa bobeira da zaga rubro-negra, e depois disso praticamente as melhores chances foram do Flamengo. Que perdeu duas chances na cara do goleiro de Sorocaba. Perdendo a chance também de sair da zona do rebaixamento. Final de jogo, 1 a 0 para o Bentão.


Lance do gol do São Bento no primeiro tempo (gostei dessa foto). Foto: Fernando Martinez.

É isso, bons jogos, e mais partidas para a coleção. No meio da semana tem Copa do Brasil, e nós estaremos por lá.

Abraços!

Fernando