Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Osvaldo Cruz quebra invencibilidade do Campinas na Série A3

Olá,

Depois de ter acompanhado a partida Penapolense x Bandeirante, realizada na última sexta-feira à noite, na cidade de Penápolis, no sábado pela manhã visitei mais três cidades da região, visando conhecer a situação atual dos clubes dessas cidades. Em seguida às três vistas, segui rumo à Osvaldo Cruz, para conferir no Estádio Breno Ribeiro do Val, também chamado de Brenão, o confronto entre o Osvaldo Cruz F.C. contra o Campinas F.C. que valeu pela quinta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Série A3.

Ao chegar ao meu destino, inicialmente fui almoçar numa churrascaria, para em seguida seguir ao estádio, debaixo de um sol de rachar mamona. Diante da alta temperatura que estava fazendo, fiquei me perguntando como seria o desempenho dos atletas que teriam que correr 90 minutos debaixo de um sol escaldante. Com certeza não é uma boa ideia, marcar jogos para as 15:00 horas em Osvaldo Cruz em pleno verão.

Deixando o calor de lado, criei coragem e fui para o gramado fazer as fotos oficiais dos times e do quarteto de arbitragem, mais uma vez de forma exclusiva, as quais apresento abaixo:


Osvaldo Cruz F.C. - Osvaldo Cruz/SP. Foto: Orlando Lacanna.


Campinas F.C. - Campinas/SP. Foto: Orlando Lacanna.


Quarteto de arbitragem acompanhado pelos capitães das equipes. Foto: Orlando Lacanna.

Com a bola rolando, observei um jogo equilibrado até os vinte minutos iniciais, sem que as equipes criassem alguma jogada mais perigosa, acontecendo no máximo, um ou outro ataque, mas nada que pudesse incomodar os goleiros. Nesse período o Campinas foi um pouco mais atrevido e conseguiu quatro escanteios a seu favor, os quais não resultaram e grande perigo.


Defesa do Osvaldo Cruz cortando um dos cruzamentos do Campinas. Foto: Orlando Lacanna.

Fiquei com a impressão de que o time do Osvaldo Cruz se postava mais cauteloso, visando desgastar o adversário, para depois partir com tudo. Não tenho certeza se de fato era essa a estratégia do Azulão, mas aos 24 minutos, numa escapada do ala Roney, o Osvaldo Cruz esteve muito próximo de inaugurar o placar, porém a conclusão foi defeituosa e a chance foi desperdiçada. O Campinas respondeu aos 28 minutos, numa jogada de Ednei que levou perigo à meta do time da casa.


Disputa de bola junto à intermediária do Campinas. Foto: Orlando Lacanna.

A partir do trigésimo minuto, o Osvaldo Cruz foi tomando conta do jogo e, com isso, foi empurrando os visitantes para o campo de defesa, até que aos 38 minutos, o Azulão chegou à abertura do marcador, através de um golaço de Ivanzinho que iniciou a jogada pela esquerda, deu um corte para dentro e mandou um foguete que entrou no ângulo esquerdo da meta defendida por Fagner.


Goleiro no ar e bola no fundo da rede do Campinas no primeiro gol do Azulão. Foto: Orlando Lacanna.

Nos últimos minutos da etapa inicial, as equipes se resguardaram um pouco e, dessa forma, o primeiro tempo foi encerrado com a vantagem mínima a favor do time da casa. Não é necessário ser adivinho para saber que passei o intervalo me escondendo do sol e tomando muita, mas muita água mesmo para aguentar firme a segunda etapa.

A bola voltou a rolar e, logo aos 8 minutos, os campineiros quase chegaram ao empate, numa jogada realizada pelo lado esquerdo por Reinaldo, que chutou mascado e a bola tocou levemente no travessão e saiu pela linha de fundo.


Intervenção do goleiro Tiago no início do segundo tempo. Foto: Orlando Lacanna.

Após essa jogada perigosa, o Campinas pouco atacou, uma vez que o Osvaldo Cruz se fechou e não permitiu ao ataque da Águia Campineira chegar mais vezes com perigo a área dos donos da casa. Embora todo fechadinho, o Osvaldo Cruz, quando atacava, o fazia com perigo, como aconteceu aos 12 minutos, numa cabeçada à queima roupa do ala esquerdo Aluísio que o goleiro Fagner defendeu sensacionalmente.

A partir dos quinze minutos, o jogo se concentrou mais no meio de campo, com as jogadas se limitando entre as intermediárias, porém os donos da casa se mostravam mais determinados a sair para o ataque. Foi possível observar que o Campinas sentiu o forte calor, sendo que em alguns lances parecia que faltava força.


Defesa arrojada de Fagner nos pés do atacante do Osvaldo Cruz. Foto: Orlando Lacanna.

Nos últimos minutos da partida, o domínio do Osvaldo Cruz foi total, tanto que aos 40 minutos, o meia Júlio César perdeu um gol incrível ao chutar em cima do zagueiro Moraes, numa jogada em que o goleiro campineiro já estava batido no lance. Dois minutos depois, o Azulão perdeu outra chance real, agora nos pés de Tinho que driblou o goleiro, mas acabou chutando para fora.

O Campinas não conseguia respirar, pois o Osvaldo Cruz não dava trégua e seguia criando outras chances, como aconteceu aos 46 minutos, através do ala direito Roney em jogada que exigiu um verdadeiro milagre de Fagner que reclamou impedimento na jogada. O segundo gol do Azulão estava cada vez mais maduro e, aos 48 minutos não teve jeito, pois a rede campineira balançou pela segunda vez, num belo gol anotado por Roney, numa jogada em que ele arrancou pela direita e na entrada da área chutou com precisão, levando a torcida local ao delírio.


Momento exato do arremate de Roney que resultou no segundo gol do Azulão. Foto: Orlando Lacanna.

Depois do segundo gol, não houve tempo para mais nada e o árbitro encerrou a partida com o placar indicando Osvaldo Cruz 2 - 0 Campinas que tirou a invencibilidade dos campineiros, mas não foi suficiente para tirá-los da liderança na tabela de classificação com 12 pontos. Essa vitória colocou o Osvaldo Cruz na 3ª colocação, também com 12 pontos, apenas perdendo duas posições por conta do saldo de gols. Essas duas equipes são fortes candidatas a conseguirem vagas para a próxima fase da competição quando haverá definição das quatro equipes que ascenderão à Série A2 em 2.010.

Jogo encerrado e novamente pé na estada, iniciando nova viagem, dessa vez com destino à cidade de Assis para finalmente chegar à chácara Nova Esperança de propriedade de familiares para curtir alguns dias de descanso em contato com a natureza e deixando a agitação de lado, visando recarregar as baterias, pois ao longo do ano ainda acontecerão outras viagens atrás dos chamados "jogos perdidos". Foi isso.

Abraços,

Orlando

Um comentário:

  1. Caracaka!
    eu morava em Lucélia e acompanhei o azulão em 2009 afff que saudades desa região!
    hoje resido em Brasilia
    Alléx

    ResponderExcluir